Foi o que deu, quando misturei meus enfeites e feitiços.
Coisas de Isa,
que quer deixar a vida mais bela!



A teoria é bastante simples: para eliminar peso precisamos queimar muito mais calorias do que consumimos. É nessessário nos alimentarmos bem para suprirmos as necessidades de funcionamento e saúde do nosso organismo, e ele se encarrega de ir eliminando os excessos.

Mas esse processo é lento, muito lento. Não estamos com pressa, mas queremos ver os resultados. Entendemos que leva tempo para desintoxicar o organismo e eliminar toda a porcaria de acumulamos durante décadas, mas quando a vaidade entra nessa conta, a balança fica desequilibrada. Queremos o quanto antes olhar no espelho com satisfação e ver o ponteiro da balança recuar.

Então o quê fazer ??

Primeira coisa, não deixe de comer. Não pense que ingerindo menos alimento, você vai emagrecer mais rápido. É justamente o contrário. O seu metabolismo fica lento, seu corpo começa a queimar massa magra e você ainda corre o risco de ficar doente.

Então que tal ajudar o seu corpo a queimar calorias ? Como ? Mexendo-se, exercitando-se, malhando !
- Ah, você não gosta ???
- Azar o seu. Se vira !
Descubra uma atividade que não seja tão difícil. Qualquer movimento é válido e queima calorias. Dê a volta no quarteirão, vá ao supermercado e padaria à pé, suba as escadas ao invés de usar o elevador, leve o cachorro para passear, vá brincar com as crianças.

Essas dicas são ótimas para quem é sedentário começar a se mexer, mas não servem como atividade física regular. Elas dão o impulso mas não são suficientes para proteger a sua saúde. É necessário constância, então, anime-se e crie o hábito.

Você pode andar de bicicleta, nadar, dançar, ou simplesmente ir para a academia.

Para proteger o coração, níveis de gordura no sangue, e emagrecer, é necessário que seja um treino aeróbico, então ioga e pilates não servem, embora contribuam para a tonificação dos músculos.

Eu faço pilates há 22 meses e adoro. Não fico sem de jeito nenhum. Ele equilibra minha mente, libera endorfina, e tonifica meu corpo. Eu acho tudo de bom.

Mas como eu tinha estacionado na perda de peso, em novembro passado eu fui a uma endocrinologista e especialista em metabolismo que "jogou água na minha fervura".


Foi ela quem me ensinou a questão do treino aeróbico. Disse que para questões de saúde, o ideal são treinos de pelo menos 1 hora, 4 vezes na semana.

Claro que ninguém vai começar nesse rítmo, mas esse deve ser o objetivo final.

60 minutos, porque a taxa de metabolismo é progressiva. Parece que depois dos primeiros 40 minutos é que seu corpo começa a "detonar" as calorias. Então ela recomenda mais 15 min de esteira ou bicicleta para atividades como a hidroginástica ou spinning, por exemplo, que costumam ter aulas de 45 min.

Ela também recomenda que sejam atividades diversificadas. Ela própria corre 2 vezes, e nada outras 2 vezes.

Oh, céus ! Lá fui eu, descobrir uma atividade aeróbica para fazer... Sorte que, além do pilates, eu também adoro jogar Wii, e no Wii Fit, tem uma atividade chamada Step, que é a minha preferida. Consiste em subir e descer da plataforma do Wii (um degrau de 3,5 cm) no rítmo da música, com movimentos variados.


Qualquer um pode praticar essa atividade, basta ter um degrau para subir. Eu até encomendei para um marceneiro uma caixinha, tipo caixa de camisa, para aumentar a altura da minha plataforma.

A vantagem é que não precisa ser rápido, você pode subir e descer devagar, tomando o cuidado de alternar a perna de impulso e, aos poucos, ir aumentando o tempo do exercício e acrescentando movimentos como elevação de joelhos, calcanhares, e movimentação dos braços.

Eu acho divertidíssimo, parece dança, e extermina calorias como poucas atividades que já fiz. Quando estou ouvindo ABBA, por exemplo, devo queimar fácil umas 500 calorias.

No estúdio onde eu faço pilates, tem uma caminha elástica, e eu começei a pular nela depois das aulas. Também é uma boa opção porque reduz o impacto nos membros inferiores, mas eu acho bem mais chatinho de fazer, mas ainda assim, estou lá, pulando.

Se você tem acesso a uma esteira elétrica ou bicicleta ergométrica, só falta mesmo é a disciplina de fazer o exercício, mas acredite, vale a pena.

No começo pode ser um pouco difícil, mas com insistência os benefícios se tornam evidentes e a balança e o espelho ficam felizes da vida e mostram o seu "eu" verdadeiro, como nessa imagem fofa que eu achei na internet.


A Aline, do blog Virtus, também está se esforçando para perder peso. Passe lá e deixe um comentário de incentivo, nós sabemos como o apoio é importante nesse processo.
















5 comentários:

Lílian Alves disse...

Olá, adorei sua força de vontade em vencer e conseguir seu objetivo, isso serve muito de incentivo a todas nós. Beijos...

Dona Amélia disse...

Frô, muuuito obrigada por teu carinho no dia do meu aniversário, viu!
Uma simpatia seu comentário no bloguinho.

Muitos xêros e vamos firmes na dieta! ;oD

Paty

Liliane de Paula disse...

Isa, como me inscrevo no sorteio da maleta? REcebi o email convidando a participar.

Luciana Kotaka disse...

Olá Isa, ótima sua postagem, bem realista. Emagrecer é tomada de decisão. Entre querer e decidir tem um imenso abismo, e basta a boa vontade para poder transpô-lo. A dedicação é nossa aliada, e temos que usar dela, junto a disciplina para nossas conquistas. Bjks

Fernanda Reali disse...

Como tu escreves bem, puxa!!! Adoro te ler, pena que escreves pouco.

Estou louca por essa caminhaelástica!

beijooo