Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afrodescendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança..
Mas eu sempre tive a sorte de adorar matemática, lógica e principalmente cálculo. E eu sempre gostei porque eu entendia a utilidade da matemática. A gente usa, ou deveria usar, todo dia, toda hora.
Quando criança meu pai nos estimulava a somar de cabeça, valores dos produtos na padaria, lanchonete, algarismos das placas dos carros e eu acredito que isso me deu agilidade mental. Até hoje eu costumo arredondar os números e fazer um cálculo aproximado de tudo que eu vou gastar. Mas sei que isso é raridade. A maioria das pessoas hoje usa a calculadora do celular para fazer as operações mais básicas.
E aí vem a questão: como saber o que é fundamental para a educação e formação das nossas crianças e jovens? Tabuada é mais importante do que os alfuentes dos rios ?? Erro de português deve descontar ponto na prova de ciências ? Quem tem o poder de decisão, e por quê ?
Tenho a impressão que estamos nivelando cada vez mais por baixo. Muitos jovens de hoje só sabem escrever em internetês. Caligrafia, eles nem sabem o que significa, pois só precisam de um teclado para se comunicar.
Mas será que o mundo está tão modificado assim ?? A tecnologia está cada vez mais acessível e a serviço do ser humano, mas memória e raciocínio são coisas diferentes.
A mente precisa ser treinada, exercitada. O pensamento tem que ser estimulado, provocado. Se não formos obrigados a ler e analisar, não aprenderemos a criticar e nem escolher o que é melhor para nós. Quem está conformado, não modifica, fica estagnado. É perigoso uma sociedade que não questiona.
Pensar cansa, desgasta, dá preguiça, por isso não pode ser opcional. Não acredito que todos os jovens tenham maturidade para decidir sobre essa questão. Sou contra a decoreba, mas totalmente a favor do conhecimento. É preciso obrigá-los a aprender a pensar, solucionar problemas, saber onde buscar a informação. Depois eles podem decidir se querem ou não fazer isso, mas a habilidade já vai estar lá, a capacidade já vai estar desenvolvida. Aí sim, será questão de opção.
5 comentários:
Superútil, essencial e pertinente o post todo. Adoreii e vou repassar. Eu sou do time que nunca aprendeu matemática e que sofre para fazer um raciocínio lógico.
Bjs
Oi, passando pra deixar um bj. ADOREI.
Vi esse post no blog da Fernanda Reali e passei para conhecer... As vezes pensava que a escola estava "enburrecendo" meu filho de 7 anos e aí pensava que eu é que estava ficando louca...realmente muita coisa devia ser revista nas escolas,. Lindo teu blog adorei, beijos fabi
E infelizmente vai ficar pior, agora todo mundo sabe tudo e decide tudo, (seja ele o prepotente ou o complexado) e se leva p as redes socias e nao importa se a mesma mao que pede p parar a violencia incita-a quando julga os demais.. vejo certas coisas na internet e me pergunto se vamos construir tb um coliseu ou se ja arrumamos um virtual p parecer muderninhu...
parabens pelo post.
Vou mandar como é o ensino de matemática em 2014:
E em 2014 é assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00 e R$ 20,00 é seu lucro. Verdade ou mentira?
Obs. Se você não sabe o que é lenhador ou nunca teve um carro (pois isso não faz parte de sua realidade; de seu cotidiano...), não sabe ler nem escrever..., não sabe porra nenhuma..., não precisa responder, pois a lei lhe ampara e você já está automaticamente aprovado mesmo. Já pode ir direto para uma faculdade...
Postar um comentário