Quando eu ia me casar eu fiz uma agenda em que registrava todos os acontecimentos e compromissos relacionados ao casamento.
Um belo dia eu comprei esse casal de noivos, que há mais de dez anos fica posicionado bem no centro da porta do congelador daqui de casa.
Escolhi essa imagem para ilustrar esse post sobre a terceira personalidade do casal.
É o que eu acredito que acontece quando duas pessoas estão juntas há muito tempo. A gente tanto cede, negocia, e adapta em favor do "meio termo", do que agrada aos dois, que acaba esquecendo um pouco daquilo que gosta pessoalmente, de exercer a nossa individualidade.
Um exemplo é o que aconteceu comigo na semana passada.
Tem feito muito calor no Rio, mais do que estamos acostumados, e lá pelo 6º dia dormindo com calor, apesar do ventilador de teto ligado no nodo exaustão (o ar vai para cima e refresca o ambiente, mas não vem diretamente em você), eu me dei conta que não precisava ser assim.
Meu marido é muito alérgico e não pode dormir com o vento diretamente nele, por isso usamos a exaustão, mas ele já tinha voltado para Americana, para onde ele foi transferido e passa a semana.
Ou seja, eu estava tão habituada com o comportamento conveniente para o casal, que mesmo sozinha esqueci que poderia escolher o que fosse mais conveniente para mim.
Não é nada grave, nem estou dizendo que a gente se anula em função do relacionamento, mas me impressionou o tempo que eu levei para perceber que eu repetia um comportamento que tinha sido estabelecido em função de uma variável que não estava presente no momento.
Foi um excelente alerta para mim. Quantas coisas será que eu continuo fazendo porque sempre foram desse jeito, ou porque estou acostumada que sejam assim ?? Não quero ficar estaganada ! É preciso mudar, nem que seja por exercício. Experimentar coisas novas, buscar outras opções. A oferta é tão grande, podemos e devemos ir cada vez mais longe. Eu acredito que essa é a nossa responsabilidade com a vida.
Estou fazendo uma recomendação que eu mesma tenho muita dificuldade em seguir ! Eu adoro açúcar, estou sempre atrás de um sabor docinho.
Até pouco tempo eu pensava que era chocólatra, mas depois que conheci os chocolates a 70 e 80% de cacau aprendi que eu gosto mesmo é de açúcar. Vocês sabiam que os chocolates brancos (meus favoritos, é claro) são pura gordura e açúcar ?
Pois é, mas a gente precisa evoluir, melhorar os hábitos alimentares e aprender a cuidar do corpo para termos mais qualidade de vida, hoje e no futuro.
O fato é que nosso corpo não precisa desse açúcar que além de engordar, faz mal à saude. Veja a matéria da "Treino Total".
Há tempos eu entendi que, como quem "foge da cruz", devo abolir os refrigerantes, biscoitos waffer, bolinhos recheados e os produtos industrializados de maneira geral. É muito difícil, virou, mexeu, eu cometo um deslize.
Mas eu não pretendo viver sem açúcar, então procurei o menos prejudicial para mim. Minha amiga Aline fez um ótimo post sobre tipos de açúcar. Saiba mais.Eu já conhecia essas opções e acho que o açúcar mascavo tem gosto de rapadura ralada. Impossível tomar café ou suco de maracujá com ele. Mel também não dá certo, então há muito tempo eu uso o demerara.
Mas para fazer bolos e pães eu continuava usando o açúcar branco, pois a textura do demerara ou até do cristal modifica o resultado da receita. Então a minha tia me deu a solução: é só bater no liquidificador que fica iqualzinho ao refinado !
Seria possível ? Simples assim ?? Claro que eu experimentei e eureca !!
Para falar a verdade, fica mais fino que o açúcar branco e tende a ficar pedrado depois de alguns dias, mas é só passar pela peneira antes de adicionar à receita que dá tudo certo.
Para testar eu inovei na receita de cup cakes e excluí o cacau em pó. Eu misturei a manteiga derretida direto nos ingredientes secos e coloquei 1\4 xic de leite a mais. Em metade da receita eu coloquei raspas de chocolate e no restante acrescentei umas frutinhas chamadas blueberry.
Ficou ótimo. Eles ficam moreninhos porque o açúcar demerara é mais escuro mesmo.
Agora eu só uso a opção mais saudável de açúcar. Ele não me faz perder peso, mas ganho muito mais saude e posso saborear meus bolinhos sem culpa.
Começo de ano, começo de década, vida nova, esperanças renovadas, sentimentos positivos !!!
Só de passagem .... Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.. - Onde estão seus móveis? Perguntou o turista. E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também: - E onde estão os seus...? - Os meus?! - surpreendeu-se o turista - Mas estou aqui só de passagem! - Eu tam bém... - concluiu o sábio. "A vida na Terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente e se esquecem de ser felizes." "NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL... SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA..." |