Foi o que deu, quando misturei meus enfeites e feitiços.
Coisas de Isa,
que quer deixar a vida mais bela!

No sentido de obrigação ou promessa, de empenhar-se para atingir um resultado. Com quantas coisas você é comprometida na sua vida ? E com você, você também tem o mesmo comprometimento ?

Já repararam como algumas pessoas são ultra-responsáveis e dedicadas em atividades que envolvem outras pessoas, mas que não se tratam da mesma maneira ? No trabalho, são impecáveis, tudo na hora e lugar certos. Com a família são atenciosas, exigindo o melhor para a saúde e alimentação dos filhos. Com os pais são atentas aos cuidados, tratamentos e remédios quando é o caso. E com elas próprias não. Se deixam em segundo plano e suas necessidades nunca são a prioridade. Quando é hora de cuidar da sua saúde, aparência, bem estar, já estão cansadas e sem energia. Não acham que é tão importante.

Faça uma reflexão honesta, você persegue os seus objetivos com o mesmo afinco que o faria se ele fosse de uma outra pessoa ? Por que isso ?! Já está na hora de alterar esses valores !

E eu não me "incluo fora" dessa não ! Meu marido sempre me alertou que eu não era comprometida com os meus projetos. E eu tive de dar o braço a torcer, não era mesmo!

Mas estou conseguindo mudar. Agora estou me valorizando mais, me coloquei no topo da lista. Isso significa que eu não vou mais cancelar a hora do pilates para aguardar o prestador de serviços; se eu estiver muito cansada da malhação, a roupa para passar vai ficar para um outro dia; vou investir em alimentos light\diet (que são mais caros) e em outros saudáveis como quinua, amêndoas e castanhas e vamos apertar o orçamento em outro canto qualquer.

A gente passa a vida ouvindo que se não cuidarmos de nós mesmas, ninguém cuidará, mas são poucas as que realmente conseguem fazer isso. Parece que entendemos que cuidar de nós mesmas é egoísmo, quando na verdade é auto-preservação.

Cuidar de nós mesmas é fundamental porque influencia todo mundo com quem convivemos. Estando bem, felizes, realizadas, e bem-resolvidas, conseguiremos administrar muito melhor nossas famílias, trabalho e relacionamentos.

Isso não quer dizer que você não vai mais precisar ou querer a aprovação de outras pessoas. A idéia desse post surgiu da vontade súbita que eu tive por doce na semana passada, quando estava na TPM. Aí eu lembrei da dieta, e logo arrumei uma desculpa, tipo "tudo bem, vai demorar um pouquinho mais para emagrecer, mas não tem problema". Então pensei em todas as blogueiras que estão se esforçando e controlando suas vontades e desejos e, em respeito e consideração à vocês, resisti à tentação.

O meu comprometimento com vocês foi mais forte do o que eu tenho em reduzir meu próprio peso. Nesse caso não houve prejuízo algum porque os compromissos são complementares, e um ajudou o outro. O problema é quando nos deixamos de lado em benefício de outras pessoas, mesmo as que amamos muito.

O comprometimento também é fundamental quando consideramos nosso objetivo principal. Contextualizando: eu quero ficar menos pesada, eu quero que as roupas fiquem mais largas, eu quero menos gorduras aparentes, e eu quero tudo isso logo! Mas principalmente, eu quero reeducar a minha alimentação, pensamento e comportamento para naturalmente reduzir o meu peso, sem danos à minha saúde, sem sacrifícios e privações.

Acontece que está lento o processo, e aí dá uma comichão de ansiedade, de insatisfação, e eu fico querendo malhar mais, fico culpada por ter comido pão de queijo, bolo e sorvete no fim de semana.

E é um ciclo vicioso, porque eu só comi pão de queijo, bolo e sorvete (pouquíssimo de cada coisa) porque estava insatisfeita. Ainda por cima tem uma "vozinha" que fica me sugerindo fazer algumas "loucuras" que iam "acelerar" o emagrecimento.

Nessa hora é que entra o tal comprometimento. Calma ! Pense ! Lembre do que você realmente quer, e aí aja de acordo. É muito difícil, mas estou tentando. São várias batalhas por dia, são muitos os momentos em que temos que decidir se vamos continuar ou se vamos desistir. É exaustivo, mas a luta compensa e me apego aos quilos eliminados para ter força de seguir adiante.


"Todos os caminhos levam à Roma", mas eu acho que nossa jornada rumo ao peso desejado exigirá muitos ajustes de pensamentos, conceitos e comportamentos. Mudar o que está dentro, é mais difícil do que mudar o que está fora. Precisaremos de coragem, e a transformação interna será tão grande quanto a que o espelho vai mostrar.

3 comentários:

Luciana Kotaka disse...

Oi Isa, nós mulheres acabamos realmente fazendo muito pelos filhos, família e deixamos de lado nossos projetos. Quam sabe a hora não é agora, e realiza seu sonho? Dançar é maravilhoso, aproveite e vá pesquisar, fazer uma aula e qual vc gostar mais, escolhe. Bjks

Lola disse...

Olha Isa, essa história de adiar as coisas é super comum. Mas isso não significa que tem que virar uma regra para nós mesmas né? O importante é fazer como vc fez: admitir o erro! Continue firme mesmo menina!

Bjs

Luciana Kotaka disse...

Nossa Isa, é tão bom vê-la empenhada em se cuidar e amar a si mesma, bjks