Foi o que deu, quando misturei meus enfeites e feitiços.
Coisas de Isa,
que quer deixar a vida mais bela!



Estou fazendo uma recomendação que eu mesma tenho muita dificuldade em seguir ! Eu adoro açúcar, estou sempre atrás de um sabor docinho.

Até pouco tempo eu pensava que era chocólatra, mas depois que conheci os chocolates a 70 e 80% de cacau aprendi que eu gosto mesmo é de açúcar. Vocês sabiam que os chocolates brancos (meus favoritos, é claro) são pura gordura e açúcar ?

Pois é, mas a gente precisa evoluir, melhorar os hábitos alimentares e aprender a cuidar do corpo para termos mais qualidade de vida, hoje e no futuro.
O fato é que nosso corpo não precisa desse açúcar que além de engordar, faz mal à saude. Veja a matéria da "Treino Total".

Há tempos eu entendi que, como quem "foge da cruz", devo abolir os refrigerantes, biscoitos waffer, bolinhos recheados e os produtos industrializados de maneira geral. É muito difícil, virou, mexeu, eu cometo um deslize.

Mas eu não pretendo viver sem açúcar, então procurei o menos prejudicial para mim. Minha amiga Aline fez um ótimo post sobre tipos de açúcar. Saiba mais.Eu já conhecia essas opções e acho que o açúcar mascavo tem gosto de rapadura ralada. Impossível tomar café ou suco de maracujá com ele. Mel também não dá certo, então há muito tempo eu uso o demerara.

Mas para fazer bolos e pães eu continuava usando o açúcar branco, pois a textura do demerara ou até do cristal modifica o resultado da receita. Então a minha tia me deu a solução: é só bater no liquidificador que fica iqualzinho ao refinado !

Seria possível ? Simples assim ?? Claro que eu experimentei e eureca !!



Para falar a verdade, fica mais fino que o açúcar branco e tende a ficar pedrado depois de alguns dias, mas é só passar pela peneira antes de adicionar à receita que dá tudo certo.

Para testar eu inovei na receita de cup cakes e excluí o cacau em pó. Eu misturei a manteiga derretida direto nos ingredientes secos e coloquei 1\4 xic de leite a mais. Em metade da receita eu coloquei raspas de chocolate e no restante acrescentei umas frutinhas chamadas blueberry.

Ficou ótimo. Eles ficam moreninhos porque o açúcar demerara é mais escuro mesmo.



Agora eu só uso a opção mais saudável de açúcar. Ele não me faz perder peso, mas ganho muito mais saude e posso saborear meus bolinhos sem culpa.

2 comentários:

Lidiane Vasconcelos disse...

Ai, ai... e eu que gosto tanto de chocolate branco.

Mas vou me policiar, e diminuir ao máximo, sim?

Fernanda Reali disse...

Só usei o demerara quando estava grávida, depois voltei ao branco, cada dia menos (uma micro colher no café 2X ao dia). E uma se sopa rasa na caipirinha (credo)Vou testar de novo em breve.

Adorei os links embutidos no texto. O blog ficou mais enxuto.

Ah, sobre o comentário que deixaste no meu blog, não te sente mal perto de mim porque como só dois chocolatinhos. Eu não faço isso naturalmente. É um esforço enorme, pois quero muuuito uma barriga seca, magra, cinturinha. É um desejo quase obsessivo.