Foi o que deu, quando misturei meus enfeites e feitiços.
Coisas de Isa,
que quer deixar a vida mais bela!


Sabe aquelas coisas que a gente guarda porque um dia vai realizar algum projeto qualquer, mas que nem sempre consegue o tempo necessário para fazê-lo ???
Pois é, eu sou rainha de fazer isso !! Só que a sensação de "coisa por fazer" vai me corroendo, me irritando, como se toda vez que eu me deparasse com o tal guardado, ele me dissesse: - ei, e aí ??!? Tô esperando !! Dá pra ser, ou ainda vai demorar muito ??!
Por isso eu fico muito feliz e aliviada quando consigo dar andamento e terminar qualquer coisa.
Com essas latas de Nescau foi assim.
Aí, em outubro, aproveitei que ia pintar latinhas para o Dia das crianças e consegui termina-las também.
Guardo leite desnatado em pó, Nescau light, leite Ninho e Nescau nas minhas. A lilás dei de presente para minha sogra, e ela guarda balas nela. As verdes mandei de presente para Minas Gerais, e não sei que fim tiveram.

Para fazê-las é necessário lavar e secar bem as latinhas e em seguida passar um algodão ou espuma embebida em vinagre para tirar toda a gordura.
Aplica-se duas ou três camadas de um produto chamado PRIMER para metais (pode ser adquirido em lojas de material para artesanato). Deve-se aguradar a secagem entre cada demão de PRIMER.
Quando estiver seco é só pintar com tinta PVA ou ACRÍLICA e colar as gravuras selecionadas. Podem ser retiradas de papel próprio para decoupage (técnica de recorte e colagem), papel de presente (uso muito para desenhos miudinhos) ou imagens selecionadas na internet e impressas a laser. Tem que ser a laser, senão borra quando passar o verniz.
A cola usada é a cola branca comum. Quando dissolvida em um pouquinho de água, fica mais rala e fácil de espalhar.
Para esse tipo de lata recomendo desenhos bem pequenos, pois ela apresenta umas "ondas" em relevo que dificultam a colagem de desenhos grandes, que ficam amassados e destorcidos.
Após a decoração, para finalizar, algumas demãos de verniz a base de água. Duas são suficientes, aguardando a secagem entre cada uma.
O mais difícil nesse trabalho é encontrar as tampas coloridas. O leite em pó ITAMBÉ tem uma tampa plástica que serve na latinha de Nescau. Tem três cores: azul, vermelho e branco.
Eu comecei a tomar o Nescau Light porque precisei da tampinha transparente que ele tem. Foi a que usei na latinha lilás.
O próprio Nescau tem tampas de outras cores: marrom (Nescau Power), azul claro (Nescau enriquecido com vitaminas acho) e o tradicional de tampa vermelha.
Nessas latas que pintei de verde, eu inovei e pintei-as lacradas, com o produto dentro. Achei que era uma boa idéia para quem eu sei que consome esse achocolatado. E a gente já pode planejar a decoração de acordo com a tampa que escolher.
Ainda tenho umas 10 tampinhas vermelhas porque até hoje não fiz nada que combinasse com elas. Eu pretendia usa-las agora no Natal, mas não sei se vai dar tempo...
Mais uma tarefa para a lista "Quando der eu faço"... ô, sina !!!

Posted by Picasa

1 comentários:

Fernanda Reali disse...

Brigadão pelo comentário no meu blog, amei. Tô aprendendo devagarinho...

Vou adotar a ideia de pintar a lata lacrada, ótima dica!

Tem um primer para PET, metal e vidro. Não dá 100% de bom acabamento, mas podes pintar a tampa por fora e pois colar um círculo de tecido em cima, combinando, só no topo. Pinta a laterlazinha da tampa da cor que combine.

Bjs