Foi o que deu, quando misturei meus enfeites e feitiços.
Coisas de Isa,
que quer deixar a vida mais bela!



Eu queria muito ter dinheiro suficiente para presentear todos os meus amigos com esse livro. Acho que seria o presente perfeito para o Natal. Um livro que fala da nosso relacionamento com Deus.

Eu acabei de lê-lo pela segunda vez, e não me canso de recomendá-lo.
Não é um livro fácil, mas me trouxe muito conhecimento, entendimento e transformação. Minha vida mudou depois que o li . Ele tocou fundo a minha alma, e o meu relacionamento com Deus, que já era bem íntimo, eu diria, ficou completo. Hoje eu confio muito mais Nele, e sinto legitimidade em viver cada momento no Seu amor por mim.

Duas pessoas a quem eu recondei o livro não tiveram esse entendimento. Confesso que fiquei um pouco decepcionada. Então, o que eu gostaria, de verdade, de dar aos meus amigos, é a minha experiência, toda emoção que eu vivi e o que eu aprendi com a leitura.

Infelizmente isso não é possível. Como dizia um professor de teatro que eu adoro - "cada um vem de um útero, e isso faz toda a diferença" - a nossa bagagem influencia totalmente a nossa percepção do que nos cerca.

Sendo assim, vou tentar descrever um pouco mais a minha percepção e alguns trechos que me tocaram particularmente. Para isso é importante saber como eu já pensava, antes de ler o livro.

Eu sempre me considei uma pessoa de fé. Sou espírita, creio em Deus, confio nos seus propósitos e sou guiada por Ele. A dor, o sofrimento e a desigualdade estão ao nosso redor o tempo todo. Para viver diante de tanta violência, indiferença, e injustiça, eu aceito o conforto que me trazem os seguintes princípios:

  • vivemos hoje o resultado do que plantamos no passado,
  • nada acontece por acaso. Deus tem o controle absoluto sobre tudo o que acontece no universo,
  • nosso conhecimento é muito limitado para entendermos e julgarmos os acontecimentos,
  • temos tudo o que precisamos para o nosso aprendizado e nossa evolução nessa encarnação,
  • temos livre arbítrio: o plantio é voluntário, mas a colheita é obrigatória,
  • por afinidade de pensamento e ações, nós atraimos para a nossa vida todos os acontecimentos
Desse modo, muita coisa na leitura me foi familiar. Foi fácil me entregar e me envolver com as suas idéias, mas também teve muita coisa nova e, como eu disse, houve uma revolução dentro de mim.

É claro que eu quero deixar todo mundo interessado, curioso, e quero que todos leiam o livro e vivam essa transformação.
Por isso, hoje, eu decidi citar os trechos que falam sobre perdão. Eles tiveram muito impacto em mim.
Não quero revelar nada da estória e, com certeza, fora do contexto, eles não terão tanta força, mas ainda assim acho que valem a reflexão.

" - Perdoar não significa esquecer, Mack. Significa soltar a garganta da outra pessoa. "

"-... o perdão não estabelece um relacionamento. Em Jesus eu perdoei todos os humanos por seus pecados contra mim, mas só alguns escolheram relacionar-se comigo."

"... O perdão existe em primeiro lugar para aquele que perdoa, para liberá-lo de algo que vai destruí-lo, que vai acabar com sua alegria e capacidade de amar integral e abertamente."

" - Então o perdão não exige que eu finja que o que ele fez nunca aconteceu?
" - Como seria possível ? ...
... Mackenzie, o perdão nao desculpa nada..."

" -...Como posso perdoá-lo?
- Diga a ele.
- ...Como, Papai?
- Só diga em voz alta. Há poder no que meus filhos declaram."

" - ...Então, tudo bem se eu ainda sentir raiva?
Papai foi rápido em responder:
- Sem dúvida! O que ele fez foi terrível... Isso é errado e a raiva é a resposta certa para algo tão errado. Mas não deixe que a ravia, a dor e a perda que você sente o impeçam de perdoar e
de tirar as mãos do pescoço dele."

" - Filho, talvez você tenha de declarar o seu perdão uma centena devezes no primeiro e no segundo dia, mas a cada dia serão menos vezes, até que um dia você perceberá que perdoou completamente..."

Muita coisa parece simples, mas já dizia Paulo Coelho, " a sabedoria está nas coisas mais simples e acessíveis a todos". Que possamos aprender e praticar os conselhos de Deus, do livro "A Cabana".

4 comentários:

Fernanda Reali disse...

Eu sou uma das pessoas a quem recomendaste este livro e, sinto dizer, odiei totalmente. Li uma vez, li a segunda, e cada vez odiei mais. Incrível, não? Comotoca uns e outros de forma diferente?

O livrinho recente que me modificou foi A LIÇÃO FINAL. Acho que me tornei melhor e mais feliz depois que o li, mas te recomendei e ele não te tocou, embora tu não o tenhas odiado.

Intrigante, não é mesmo?

Carol fez um bom texto sobre A Cabana, dá uma espiadinha aqui carolisblogging.blogspot.com

Bjs

Carol disse...

Li esse livro também!
Hahaha bem como a Fê falou!

Assim, gostei do livro apesar de não ser o tipo de leitura que sempre faço! E li até pra mostrar pra mim mesma que podia ler algo de que o "assunto" a princípio não me interessasse!

Mas vou te contar, devorei ele, contém mensagens lindas sobre amor e perdão que as pessoas deveriam ler (ouvir, saber) muito mais vezes na vida!

Realmente nos faz pensar! E já indiquei para algumas pessoas tbm! haha

beijos!

Jeaneth Menezes disse...

Oi Isa..estou lendo este livro e falta pouco para o final..tem algumas partes que se tornam cansativas mas que não faz vc desistir da leitura, pq não vejo a hora de saber o final.. realmente faz refletir alguns pontos da vida..principalmente a parte em que nós seres humanos julgamos muito as pessoas..nesse final de semana descubro o final...Bjusssssssss

Fernanda Reali disse...

Na revista de TV do Globo tem matéria com o fofo daniel boaventura. Olha no site! Lembrei de ti.

Bjs